segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"Luto e a sua cor"

     Gerações antigas tinham o costume de marcar o luto através do traje. Era comum sair as ruas e encontrar principalmente senhoras vestidas de preto. Não precisava pensar muito para saber que aquela pessoa estava em luto. 


     Mas você sabe porque a cor "preta"?

     Em nossa cultura, o preto é usado para representar o luto. A utilização da cor preta em trajes para demonstrar o luto  não é universal. A cor preta é particular à sociedades Ocidentais já que a cor é associada a sentimentos ruins, tristeza e significa que a pessoa está fechada para as emoções. A vestimenta é uma forma de comunicar ao mundo uma situação especial vivida pela pessoa, ajudava as outras pessoas a identificar quem estava vivenciando um luto.

     Em certas regiões do Oriente, onde a morte é encarada como desprendimento e paz interior, o luto é representado pela cor Branca, que está associada à calma e à paz.    

     Hoje em dia o uso do preto nessas situações está em desuso, especialmente nas grandes cidades, mas já foi uma tradição em nossa cultura. Esse tipo de traje é ainda visto em falecimentos de políticos, celebridades, filmes e novelas:

   Dilma e Lula no velório de José Alencar.


   Familiares e amigos no enterro de Michael Jackson.


Intérpretes de Norma e Léo em cena de Insensato Coração.

     Queremos ressaltar que independente da cor da roupa, o que deve-se priorizar é a vivência do processo do luto. O luto não é uma doença, mas pode vir a ser se você não o viver. E esse é o objetivo do Instituto do Luto Bom Pastor: fazer com que você viva melhor o seu luto!

     Estamos a disposição: institutodoluto@grupobompastor.com.br
     Um forte abraço e até Breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário