terça-feira, 19 de julho de 2011

"A importância dos Rituais Fúnebres"


      Todos nós algum dia, já estivemos presentes em um funeral, seja de conhecidos, parentes ou até mesmo de pessoas da nossa própria família.
Mas você sabe a importância que essa cerimônia tem?
Já parou para pensar por que essa cerimônia existe?

      A cerimônia funerária nos ajuda a "enxergar" a difícil realidade - o falecimento de uma pessoa querida. Através dela, nos conscientizamos a respeito da perda. Antes de acontecer o funeral, temos a sensação que "a ficha ainda não caiu".
      É um local onde compartilhamos a dor que sentimos. Talvez seja hoje, o único momento e lugar em que as pessoas permitem expressar o que estão sentindo, pois sabem que nesse ambiente essa expressão é aceita e a sociedade não irá puni-lo.
     Através dessa cerimônia podemos homenagear a pessoa que faleceu.
     A vida da pessoa falecida é reconstruída durante essa cerimônia. É comum familiares e amigos relembrarem acontecimentos e histórias vivida pelo falecido. Isso ajuda na expressão de sentimentos e afirma o valor que aquela pessoa tinha para nós.
     O funeral é importante, pois demonstramos através dele o valor que aquela perda tem para nós.
     O ritual do sepultamento para algumas pessoas enlutadas gera segurança e conforto: a existência de um corpo para enterrar e de um lugar para visitar. 
     A ida ao funeral demonstra aos familiares que eles não estão sofrendo sozinhos, que você também sente por essa perda. Nesse momento sua presença física, um abraço, são de grande importância para o enlutado, que se sente desamparado nessa hora. 

     Resumindo: os rituais fúnebres tem como principal função - ajudar o enlutado a expressar a sua dor de forma própria. 

     Você imaginava a importância desses rituais para o processo de luto?
     Vamos continuar trazendo curiosidades e mais informações sobre esses rituais - Aguardem!

     Não esqueçam: institutodoluto@grupobompastor.com.br
     Estamos muito felizes com a participação de vocês, sempre opinando e dando sugestões. Esse retorno que vocês nos dão é muito importante para nós! 
     É muito bom poder contar com vocês!
     Até a próxima...  
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário