segunda-feira, 13 de junho de 2011

Morte x Sociedade

           Atualmente pode-se dizer que a maior dificuldade do homem pós-moderno é lidar com a morte.
Com o passar dos séculos, as atitudes frente a morte mudaram muito, mas por que?
Antigamente era mais fácil lidar com a morte?

Até o século XIX
As pessoas eram mais familiarizadas com a morte.
O tema morte servia de inspiração para os pintores da época.
Quando ocorria um falecimento, era a própria família que cuidava da preparação do corpo e do enterro. A perda era vivenciada por todos, inclusive crianças.

Século XX, até os dias de hoje
Hoje em dia morre-se nos hospitais, UTIS, não mais em casas, junto aos familiares.
As famílias não participam mais da preparação do corpo. Hoje deixam para profissionais especializados realizarem esse serviço.
O uso do crematório aumentou consideravelmente, com isso visitas aos cemitérios diminuíram proporcionalmente.

O contato com a morte é e sempre foi muito desgastante, porém as formas de enfrentamento da perda foram modificadas:
- Antigamente esse era um tema freqüente, discutido e vivenciado pela sociedade o que facilitava na compreensão, por isso aparentava ser mais fácil lidar com a morte.
- Hoje o sofrimento resultante de uma perda leva o indivíduo a querer distanciar-se dela. A sociedade atual pune o indivíduo que chora pela perda de um ente querido, não se fala sobre morte, é ainda considerada um tabu. Esse tema é evitado e ignorado, fazendo com que vejamos a morte como algo que acontece com os outros e não conosco. Para muitos a morte se tornou algo aversivo, que ninguém sabe lidar, devido ao pouco conhecimento e aproximação com o tema. Essa forma de enfrentamento, não permite que o indivíduo vivencie o processo do luto, o que acaba gerando danos para essas pessoas.
O ser humano moderno, fruto de nossa sociedade consumista, gasta todo seu tempo de vida procurando ter e gozar do que tem, chegando ao momento da morte totalmente despreparado.
Pensar na morte de maneira serena e calma não é uma questão de morbidez, masoquismo, ideação suicida, falta de vontade de viver, porque é bom deixar de existir ou algo assim. Na realidade, trata-se da conscientização de que ela vai acontecer de qualquer forma e com TODOS. É a adaptação para com algo que vai acontecer, queiramos ou não, uma hora ou outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário