segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Dor da Perda

Longe dos olhos…
… e tão perto do coração!

            A morte de alguém que nos é querido é uma das experiências mais dolorosas pela qual passamos. E mesmo sabendo que é um processo natural e que faz parte do nosso ciclo de vida, a morte nos assusta e nos fragiliza.
             
           
-  Por que dói tanto?
            A perda gera uma dor profunda. Essa dor, talvez sentida por você agora, é do tamanho da ligação que você tinha com quem partiu, refere-se a importância que essa pessoa tinha em sua vida.
            Levamos tempo para se aproximar e estabelecer vínculos com as pessoas. Dessa forma, é necessário tempo para que possamos conseguir viver com a lembrança de quem partiu sem se machucar tanto. Afinal o vínculo que você tinha com seu ente querido não se rompeu, apenas se modificou.     
            Este é o início de um tempo muito difícil, um tempo de dor, de mudanças e transformações. Este é o tempo do LUTO.

- O que é o LUTO?
            Lidar com a perda e se adaptar a essa ausência é o que chamamos de processo de LUTO.  
            O LUTO torna-se uma passagem necessária para que você consiga retomar suas atividades, se reorganizar para aprender a viver e a conviver com as mudanças que a morte provocou em sua vida. 
É uma experiência única e pessoal. Cada pessoa fica enlutada de uma determinada maneira. 
Hoje em dia, deixamos de vivenciar o processo de luto, pois precisamos ser fortes e seguir em frente. Porém se nos comportarmos dessa forma estamos vivenciando um luto que não é saudável e que pode acarretar problemas para nossa vida.
   Uma forma muito saudável e de grande ajuda para o processo de luto é a possibilidade de expressar os sentimentos que a presença da morte desperta.

“A vida prossegue quando re-significamos as perdas que parecem tê-las esvaziado” Paulo Binotto.  

- Como enfrentar esse momento difícil?
            As perdas não podem ser evitadas, mas a solidão sim! Portanto não fique só!
            Apesar da profundidade de sua tristeza, você não está sozinho. Outros já passaram por isso e o ajudarão a compartilhar o seu sofrimento se você permitir.
     Permita-se expressar sua dor – seja você homem, mulher ou criança. Não tente ser duro(a) com você, tentando esconder de si mesmo(a) a dor da ausência do ente querido. Sinta a dor e a saudade... você precisa!
    

            Já para quem está próximo, a melhor atitude é estar presente, estar disponível as necessidades do outro.
            Ouça, abrace, não precisa necessariamente falar. Esteja disposto a resolver problemas de ordem prática e simples. Esse tipo de atitude conforta e não reprime o sofrimento do outro.
               
            Lembre-se sempre:
            “Aqueles que amamos nunca morrem... apenas partem antes de nós!”
            Em nome da Família Bom Pastor, por meio desta mensagem queremos expor todo nosso sentimento pela perda recente. Queremos que saibam que estamos aqui para ajudá-los no que for necessário.
           
           Confie em Deus, e o mais ele fará!



O INSTITUTO

O que é o INSTITUTO DO LUTO BOM PASTOR?
     O Instituto do Luto Bom Pastor é um serviço assistencial pioneiro aos associados, oferecido pelo Grupo Bom Pastor, e tem como objetivo amparar e a ajudar as pessoas a superarem a dor da perda.

Como funciona?

     O processo do luto é um período delicado em que as pessoas mais próximas precisam aprender a conviver com a ausência do ente falecido.
Para atenuar o sofrimento dos familiares e amigos em luto, o Grupo Bom Pastor, implementou um programa de assistência diferenciado, que abrange serviço de apoio por meio de Sessões de aconselhamento, Textos de Apoio, Atendimento individualizado e Palestras, de forma a construir uma Rede de Apoio às Famílias em Luto.
     De maneira intensiva e cuidadosa, o Grupo Bom Pastor formou o Instituto do Luto Bom Pastor, onde contamos com psicólogos capacitados a dar todo o apoio necessário às famílias em luto.

Canais de Comunicação com o Instituto do Luto Bom Pastor: